Paloma Coelho

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Anemia ...

Bom dia amores e amoras! Bem, como contei ontem fui fazer exame de sangue , o resultado ficou pronto e mandei pra minha nutricionista porque ela tinha me pedido. A mesma já me mandou algumas orientações , segue para que interessar. Beijos

ORIENTAÇÃO PARA ANEMIA

O QUE É ANEMIA? Anemia é a forma mais comum de desordem no sangue. Ocorre quando há uma diminuição da quantidade de hemoglobina, glóbulos vermelhos sangüíneos, responsáveis por levar o oxigênio dos pulmões para as células do organismo.
QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS? No início, a anemia normalmente não apresenta sinais ou sintomas. Com o tempo, os sintomas mais freqüentes são: palidez na parte interna da pálpebra, do lábio e da unha, fadiga, cansaço, fraqueza, desmaio, palpitação, tontura, falta de ar, irritação, dor de cabeça, queda de cabelo, perda de apetite, indisposição estomacal, dificuldade para dormir ou para se concentrar.

·         Dar preferência ao consumo de: fígado, rim, coração (miúdos em geral), ostras, mariscos, carne magra, aves e peixes; As carnes vermelhas e vísceras ainda são as melhores fontes de ferro. Consumir carne, além de ser uma excelente fonte de ferro, ainda melhora a absorção do ferro da mistura arroz, feijão.
  • Substituir o açúcar branco pelo açúcar mascavo, mel de rapadura/engenho, os mesmos contem ferro. Sugestão: Mel de rapadura com fubá de milho, pelo menos 1 vez ao dia;
·         Consumir os vegetais folhosos verdes escuros como espinafre, brócolis, couve etc. São alimentos enriquecidos com ferro; Estes vegetais folhosos podem ser utilizados na forma de sucos, sopas ou ainda bem higienizadas e cruas. Sugestão: Suco de couve com limão ou laranja, Salada de espinafre com cenoura, sopa creme com brócolis.
·         Incluir na alimentação frutas e verduras diariamente, tentando comer pelo menos 3 a 5 porções de frutas e verduras cozidas ou cruas;
·         Variar as combinações das verduras e frutas é sempre importante. Sugestão: Salada de frutas, Salada de repolho, cenoura, abacaxi e uva;
·         Consumir feijão e outras leguminosas tais como: ervilha, fava, grão de bico e lentilha; O feijão é sempre bem vindo, e pode ser usado também na preparação de sopas, assim como as ervilhas nas saladas;
  • Consumir leites enriquecidos com ferro.
  • Consumir os Temperos dos alimentos com cheiro-verde, coentro, salsa, hortelã, cominho, açafrão.
·         Higienizar corretamente frutas e vegetais que vão ser consumidos com casca. Deve-se lavar folha a folha, colocando em seguida em solução de cloro (1 colher (sopa) de HIPOCLORITO DE SÓDIO para cada litro de água) e deixando de molho por 15 minutos, retirando e enxaguando em água corrente.
·         Consumir alimentos ricos em vitamina C – laranja, acerola, goiaba, morango, limão, caju, kiwi, melão, abacaxi, pimentão, tomate, repolho – junto com as refeições que contenham maior teor de ferro (almoço e jantar), pois esta vitamina ajuda na absorção do ferro pelo nosso corpo. Procurar consumir uma destas frutas como sobremesa após o almoço ou ainda um suco após o jantar.
  • Consumir moderadamente os alimentos ricos em fibras dietéticas e taninos, pois são substâncias que diminuem a absorção de ferro. São eles: Alimentos preparados com as farinhas integrais, farelo de trigo, farelo de aveia e cereais integrais, banana etc.
  • Evitar o consumo de alimentos fontes de cálcio (leite, iogurtes, queijos) e refrigerante, bebida alcoólica, café, chá preto, achocolatado, suplementos de zinco e cálcio, nas refeições principais (almoço e jantar), pois estes alimentos atrapalham a absorção do ferro pelo organismo.
  • Evitar tomar o café com leite, preferir consumi-los separadamente;
·         Evitar consumir chás durante ou após as refeições.
  • Evitar refrigerantes porque eles diminuem a absorção de ferro.
·         Evitar ingerir ovos durante as refeições. O ferro que contem no ovo será absorvido melhor se ele for consumido só e em seguida tomar sucos cítricos.
  • Evitar o uso de orégano mostrou diminuir a absorção de ferro,
ALIMENTOS RICOS EM FERRO
  • Carne de boi, peixe, frango, especialmente as vísceras (fígado, coração etc.), gema de ovo;
  • Leguminosas: feijões, soja, lentilha, ervilha, grão-de-bico;
  • Vegetais folhosos verdes (espinafre, brócolis, couve etc.);
  • Frutas secas (passa damasco etc.);
  • Caju;
  • Rapadura (quanto mais escura, maior a concentração de ferro) e mel de engenho;
  • Alimentos enriquecidos com ferro.
DICAS
  • Consuma carne (de boi, frango, peixe etc.) no almoço e no jantar;
  • Consuma feijão ou outra leguminosa diariamente;
  • Consuma uma fruta rica em vitamina C (laranja, limão, abacaxi, goiaba, mamão, goiaba, caju etc.) após a ingestão das fontes vegetais de ferro para aumentar a absorção de ferro pelo organismo;
  • Evite consumir junto a essas refeições alimentos ricos em cálcio (leite e derivados), refrigerante, bebida alcoólica, café, chá, chocolate, suplementos de zinco e cálcio e antiácidos porque diminuem a absorção de ferro.


3 comentários:

  1. Oii
    já tive anemiaa..
    melhorei a alimentação e tomei por um tempo um remedinho (:
    vai dar tudo certoo
    beijos

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  2. Desse mal eu não sofro, como muitos vegetais e leguminosas que me deixam forte e saudável :) Heheheheh!
    Beijos!

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  3. Anemia é coisa séria,tem que cuidar mesmo!!! Amei seu blog e já estou seguindo...beijaoooo
    http://desafiolight-emagrecimentosaudavel.blogspot.com.br/

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