Paloma Coelho

sábado, 6 de novembro de 2010

Importância do Alongamento

AlongamentosBom dia amores e amoras... Hoje na academia os estagiarios (estudantes de Ed. Fisica) estavam falando sobre alongamento, então resolvir postar algo a respeito tirado do site : http://www.alongamentos.com 

Mais Tarde tem outro post pois fui na academia fazer minha avaliação e acabei nao fazendo pois cheguei tarde, entao marquei para as 14:00. beijos

Algumas noções

Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos a deixam aquecida para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Efeitos do alongamento:
- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

6 comentários:

  1. super legal a matéria...
    preciso me alongar cada vez mais hehehe
    beijosss

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  2. que bom q vc viu diferença flor pq eu qnt mas olho mas não vejo tanta assim n~obrigada pela visita bjs no ♥

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  3. Sempre que vou caminhar esqueço de fazer o alongamento...vou ficar mais atenta..acho que é por isso q to sentindo dores nas pernas rsr
    bjãoo

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  4. Post super importante esse!
    Temos q fazer alongamento antes e um relaxamento ou alongamento depois sim!!!!!
    Bjs querida!Teu blog tah super legal...tah com muitas coisas boas pra gente.Obrigada.Bj.*-*

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  5. Oi adorei o post, alongamento é super mega importante, na academia onde malho até tem aulas só de alongamento.

    Bom final de semana light pra vc.

    Bjux, Chris!

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  6. Oi, estou te seguindo, passe no meu cantinho e me siga.

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